quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pisos

Pisos internos, Pisos externos, Limpeza, Contrapiso, Cimento queimado, Cerâmica, Assentamento, Carpete de madeira, Cimentado para a calçada, Carpete e Camada regularizadora.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A pavimentação por piso Intertravados

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos os visitantes. Hoje estou aqui para realizar a minha primeira postagem. Estou repassando um vídeo muito interessante sobre o assentamento de pisos intertravados. Vale muito a pena ver. Nesse vídeo você encontra desde o processo de fabricação até o seu assentamento. Em breve postarei um texto sobre normas técnicas de trabalhos acadêmicos.

Link para o vídeo no youtube

sábado, 5 de novembro de 2011

Caixa aprova construção de mil casas em concreto-PVC


Sistema reduz tempo de construção para sete dias e preço em até 15%



A Caixa Econômica Federal (CEF) aprovou a construção de mil casas no sistema construtivo concreto-PVC pelo grupo formado pela Global Housing, DuPont e Braskem. Segundo o grupo, a ideia é que, futuramente, as casas sejam utilizadas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essas mil residências ainda não têm local definido para sua construção, mas devem ser instaladas em várias regiões do País. O sistema já conta com uma diretriz do Sistema Nacional de Aprovações Técnicas (Sinat).


Divulgação: Global Housing International

Segundo os fabricantes, uma planta básica de 36 m² pode ser erguida em sete dias, com o preço do metro quadrado por volta de R$ 850. Além de residências, o sistema pode ser utilizado também em hospitais, creches, escolas, centros comunitários e galpões.
A fundação das casas segue o mesmo padrão dos imóveis de alvenaria convencional. Após essa etapa, os perfis de PVC são encaixados uns aos outros. Alguns perfis já foram fabricados com os espaços ideais para as portas e janelas da casa. Mas, mesmo após o término da construção, é possível abrir espaço para novas portas ou janelas, através da utilização de máquinas de corte.
Colocadas as armaduras de aço em cada um dos perfis, são identificados os pontos de elétrica e hidráulica para que suas redes sejam instaladas no sistema. Somente então inicia-se o enchimento dos perfis com concreto. Quando não tiverem função estrutural, as paredes podem ser ocas, somente formadas pelos perfis de PVC. Segundo o grupo, podem ser construídos edifícios de cinco pavimentos (térreo e quatro pavimentos). A estrutura também pode receber qualquer tipo de cobertura.

Divulgação: Global Housing International


Divulgação: Global Housing International

Divulgação: Global Housing International


http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/caixa-aprova-construcao-de-mil-casas-no-sistema-concreto-pvc-240559-1.asp

Ensaio Granulométrico dos Agregados Graúdos e Miúdos



Urbanismo Sprawl

                 
                       Imagem de Urbanismo Spraw estadunidense


A urbanização dispersa, os instrumentos de planejamento e gestão urbanos como o zoneamento e as zonas de expansão urbana têm se mostrado cada vez mais coerentes ao direcionar as cidades para um futuro incerto e caótico. Os perímetros urbanos dos municípios têm sido utilizados cada vez mais em favor dos agentes reprodutores do espaço urbano desigual acirrando o processo de segregação sócio-espacial, a formação de vazios urbanos e a especulação imobiliária. Inerente a esse processo, a infraestrutura, um dos componentes mais importantes da terra urbana e que mais custam para o Poder Público, ficam cada vez mais dispersos e obsoletos no meio de uma ocupação desordenada do solo da cidade. 
A ocupação do território brasileiro é muito mau planejada, havendo assim,  grande desorganização espacial do mesmo, por isso surge a ideia do urbanismo sprawl (ou sprawling).
Esse tipo de urbanismo ainda não é bem difundido no Brasil, mas pode vir a ser incorporado nos processos de ocupação territorial do país, já que surti grande efeito para os estadunidenses, e poderá amenizar problemas que a urbanização dispersa ocasiona. Mas não é simples assim, creio eu que o país não tem uma infraestrutura preparada para proporcionar tal revolução, à menos que passemos por longos processos de mudança e adaptação.

Crítica feita por Thiago Gomes, inspirada nas pesquisas de Maurício Polidoro, José Augusto de Lollo e Osvaldo Coelho Pereira Neto; Urbanismo Spraw em Londrina.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seminário Águas Subterrâneas em Bacias Hidrográficas

Sistema hidráulico águas subterrâneas

Organizado pela Comissão Especializada das Águas Subterrâneas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, realiza-se, no dia 18 de Novembro no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Seminário As Águas Subterrâneas nos Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica. Pretende-se com este Seminário fazer o ponto da situação relativamente ao estado do conhecimento das águas subterrâneas em Portugal Continental, tendo em vista o cumprimento das exigências da Lei da Água e da Directiva Quadro da Água.

Os planos de gestão de bacia hidrográfica são instrumentos de planeamento das águas que, visam a gestão, a protecção e a valorização ambiental, social e económica ao nível da bacia hidrográfica.
Este seminário reúne as Administrações de Região Hidrográfica (ARHs), responsáveis pela elaboração e execução dos planos, e as equipas responsáveis pela componente técnica dos planos. Visa juntar utilizadores e a comunidade científica para, em conjunto, serem debatidas questões que se prendem com a realização dos planos, nomeadamente: 1) avaliação dos estados quantitativo e químico das massas de águas; 2) avaliação de tendências significativas e persistentes para o aumento da concentração de poluentes; 3) definição de objectivos; 4) programação de medidas para se atingirem esses objectivos, incluindo a sua calendarização e custo/financiamento. Pretende-se salientar aspectos inovadores da realização dos planos, referir dificuldades e identificar lacunas de informação e de conhecimento.
Dado que uma das dificuldades identificadas na elaboração dos planos de gestão se relaciona com a definição e a caracterização dos ecossistemas (terrestres ou aquáticos) dependentes das águas subterrâneas, elemento fundamental para a classificação do estado das massas de águas subterrâneas, haverá também uma comunicação dedicada a este tema.

engenhariacivil.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fundação por meio de Hélice Contínua

FortLev doa cisternas para município do semiárido nordestino



 

Cisternas para captação de água da chuva, com capacidade para 16 mil litros cada, foram doadas pela FortLev, para famílias do povoado de São José, localizado no município de Capim Grosso, na Bahia. A ação piloto realizada pela empresa visa a garantir a oferta de um reservatório higiênico, resistente, atóxico e inodoro para o armazenamento de água da chuva ou água potável. Nessa região onde secas acontecem com frequência, as chuvas não são suficientes para o abastecimento de água, o que obriga muitas prefeituras a enviarem caminhões pipa para abastecer as famílias. O município recebeu as unidades do produto, fabricado em polietileno e as família foram orientadas sobre a prática de instalação que é simples e rápida. O produto foi desenvolvido especialmente para atender esse segmento e revela uma série de vantagens como: local já flangeado para receber bomba manual, como forma de facilitar a retirada da água do reservatório; furação para instalação do tubo coletor de água e tampa de travamento total que impede a entrada de insetos protegendo contra dengue. Para a empresa, essa é uma ação de responsabilidade social que ganhará outros municípios.